terça-feira, 13 de maio de 2014

NOTA DE IMPRENSA - A INCÚRIA PERMANENTE


A água fornecida aos habitantes das freguesias de São Martinho da Cortiça e de Pombeiro da Beira não se coaduna com a época em que vivemos ou com um Município que pretende passar uma imagem de aparente modernidade. Quem percorre o concelho de Arganil pode constatar que tudo não passa de uma grande fachada.

Esta situação arrasta-se há tempo demais.

O problema, já de si grave, agudizou-se de tal forma no último ano que obrigou inclusive o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça a emitir um comunicado no qual confirmou a sua total impotência para a resolução do problema e afirmou, de forma peremptória, que a água da rede pública chegava aos consumidores em muito mau estado, aconselhando os mesmos a não utilizar água da rede para beber nem para confeccionar alimentos. Esta posição, felizmente, é contrastante com uma outra, emitida em comunicado há menos de um ano, onde ainda desculpabilizava, de forma aparentemente pueril, a incúria da Câmara Municipal de Arganil.

A população é mantida na ignorância, dando a sensação que os relatórios acerca da qualidade da água são libertados pela Câmara Municipal de Arganil consoante o seu resultado seja mais ou menos favorável.

É caricato os consumidores pagarem uma água que não consomem.

Por outro lado, a população ao optar por se abastecer nas fontes da Freguesia de São Martinho da Cortiça está igualmente a correr um risco. Não existem análises que comprovem a qualidade da água dos diversos fontanários. Esta situação, prejudicial a todos os níveis para os habitantes destas duas freguesias, não é aceitável nem tem justificação.

O Partido Socialista de Arganil solidariza-se com as populações destas duas freguesias, colocando-se ao seu lado, como o tem feito. O Partido Socialista gostaria que a Câmara Municipal de Arganil exibisse publicamente os esforços que tem envidado para resolver o problema de captação e abastecimento de água, que não tem fim à vista, e vem expor mais um factor de degradação da qualidade de vida dos munícipes do concelho de Arganil.