domingo, 23 de fevereiro de 2014

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ARGANIL - S. MARTINHO DA CORTIÇA 15.02.2014

No passado sábado, 15 de fevereiro, reuniu a Assembleia Municipal de Arganil, desta feita em S. Martinho da Cortiça.
Registe-se a expressiva presença de público e nesse âmbito saúda-se a intervenção oportuna e incisiva do camarada João Pedro Nogueira Portugal, que trouxe à discussão questões fundamentais para a Qualidade de Vida dos munícipes de S. Martinho da Cortiça e que têm vindo a ser repetidamente ignoradas ou negligenciadas pelos executivos (câmara e junta de freguesia) do PSD.
Foram discutidos vários assuntos do interesse municipal e em todos eles, a bancada do Partido Socialista marcou vincadamente a sua posição, obrigando o executivo municipal a prestar esclarecimentos, por vezes pouco convincentes.
Entre estes, sublinham-se as seguintes questões:
 - Intervenção da Ponte dos Poços e das falhas de comunicação à população. Com a garantia dada pelo Presidente da CM Arganil de intervenção de beneficiação da EN342, troço Coja - Arganil, em 2014;
- Qualidade da água e extensão da rede de saneamento e tratamento de águas residuais na freguesia de S. Martinho da Cortiça, com a garantia do Presidente da CM Arganil de que a ETAR de S. Martinho será construída ainda em 2014;
- Processo de Investimento Turístico da Quinta da Estafeira, sua relevância ao nível local e regional (previsão de 700 camas) e exigência do Partido Socialista em haver uma maior transparência, participação pública e monitorização de todo o processo, dados os potenciais impactes (a nível económico, ecológico, turístico e social) e as incertezas que existem de momento;
- Proposta do Partido Socialista, de elaboração de um Plano de Desenvolvimento Rural que possa constituir-se como um documento estratégico de reabilitação e dignificação do espaço rural do concelho de Arganil, reponderando as suas aptidões a nível agrícola, florestal, turístico, patrimonial e humano.
- Reforço da proposta dos vereadores do Partido Socialista de apoio às IPSS do concelho, garantindo vagas e apoio direto à população potencialmente em risco, posteriormente reprovada pela maioria PSD.

Confirma-se que por um lado, no meio do deserto de ideias que o caracteriza, o PSD está hoje em formato unipessoal, onde só um fala. Por outro lado, continuamos a ter uma comunicação social que teima em não cumprir na plenitude a sua missão: a de informar com isenção e clareza os seus leitores. O Partido Socialista marcou a agenda política local apresentando fundamentadas posições, com o firme e inabalável intuito de continuar a defender o concelho de Arganil e os Arganilenses. 

Para consulta, os links para algumas das intervenções dos deputados do Partido Socialista de Arganil, bem como do camarada João Pedro Nogueira Portugal: