terça-feira, 13 de maio de 2014

NOTA DE IMPRENSA - A INCÚRIA PERMANENTE


A água fornecida aos habitantes das freguesias de São Martinho da Cortiça e de Pombeiro da Beira não se coaduna com a época em que vivemos ou com um Município que pretende passar uma imagem de aparente modernidade. Quem percorre o concelho de Arganil pode constatar que tudo não passa de uma grande fachada.

Esta situação arrasta-se há tempo demais.

O problema, já de si grave, agudizou-se de tal forma no último ano que obrigou inclusive o Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça a emitir um comunicado no qual confirmou a sua total impotência para a resolução do problema e afirmou, de forma peremptória, que a água da rede pública chegava aos consumidores em muito mau estado, aconselhando os mesmos a não utilizar água da rede para beber nem para confeccionar alimentos. Esta posição, felizmente, é contrastante com uma outra, emitida em comunicado há menos de um ano, onde ainda desculpabilizava, de forma aparentemente pueril, a incúria da Câmara Municipal de Arganil.

A população é mantida na ignorância, dando a sensação que os relatórios acerca da qualidade da água são libertados pela Câmara Municipal de Arganil consoante o seu resultado seja mais ou menos favorável.

É caricato os consumidores pagarem uma água que não consomem.

Por outro lado, a população ao optar por se abastecer nas fontes da Freguesia de São Martinho da Cortiça está igualmente a correr um risco. Não existem análises que comprovem a qualidade da água dos diversos fontanários. Esta situação, prejudicial a todos os níveis para os habitantes destas duas freguesias, não é aceitável nem tem justificação.

O Partido Socialista de Arganil solidariza-se com as populações destas duas freguesias, colocando-se ao seu lado, como o tem feito. O Partido Socialista gostaria que a Câmara Municipal de Arganil exibisse publicamente os esforços que tem envidado para resolver o problema de captação e abastecimento de água, que não tem fim à vista, e vem expor mais um factor de degradação da qualidade de vida dos munícipes do concelho de Arganil.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Sarau/Jantar 25 de Abril - Foi bonita a Festa


No passado dia 25 de Abril, o Partido Socialista de Arganil realizou um Jantar/Sarau comemorativo e evocativo dos 40 anos do 25 de Abril, numa União Recreativa Sarzedense repleta de democratas que celebraram entusiasticamente o dia da Liberdade.
Como cantou Chico Buarque, “Foi bonita a festa” onde o espírito de fraternidade, camaradagem e a exaltação dos valores de Abril marcaram sempre forte presença.
Esta iniciativa, magnificamente apresentada pelo radialista José Conde, iniciou com música de intervenção de um dueto que tocou e cantou músicas de intervenção de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto Bordalo Dias, Ermelinda Duarte e José Mário Branco.
Seguidamente houve a declamação de poemas alusivos à Liberdade por parte de militantes do Partido Socialista. Nuno Espinal disse 2 poemas da sua autoria, José Fernando Caldas disse um poema de José Carlos Ary dos Santos, Natália Novais leu uma curta intervenção de Fernando Valle escrita em 1930, José Conde disse um poema de José Fanha e para finalizar a pequenina Ângela Antunes leu um poema de Manuel Alegre.
Seguiram-se as intervenções de Fernando Vale, Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista, do Coronel Ruben Domingues, Capitão de Abril, de Maria Leonarda Tavares, de Maria Olívia Nogueira, de Carlos Carranca, de Pedro Coimbra, Presidente da Federação Distrital de Coimbra do Partido Socialista e de Miguel Laranjeiro, Dirigente Nacional do Partido Socialista e Deputado à Assembleia da República.
O Convívio encerrou com todos os presentes envolvidos num abraço fraterno a cantar a Grândola e a dar vivas à Liberdade e ao 25 de Abril.

Para consulta, os links para as intervenções de Maria Leonarda Tavares, Maria Olivia Nogueira, Carlos Carranca, bem como para a intervenção de Fernando Vale na Sessão Solene na Câmara Municipal de Arganil:

Intervenção de Fernando Vale
Intervenção de Maria Leonarda Tavares
Intervenção de Maria Olivia Nogueira
Intervenção de Carlos Carranca

sábado, 3 de maio de 2014

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE ARGANIL - 25.04.2014

No passado dia 25 de Abril, reuniu a Assembleia Municipal de Arganil, dia em que se comemoraram os 40 anos do 25 de Abril. A bancada do Partido Socialista marcou esta data com uma excelente intervenção de Patrick Dias da Cunha, repleta de conteúdo e significado.
Seguidamente foram discutidos vários assuntos do interesse municipal e, em todos eles, a bancada do Partido Socialista voltou a marcar de forma determinada a sua posição. O executivo municipal foi obrigado a responder às questões colocadas, a maior parte das vezes de forma pouco convincente, tendo-se furtado por vezes à resposta.
Entre as questões colocadas, sublinham-se as seguintes:
   - Infraestruturas rodoviárias regionais e requalificação da EN 342;
   - Estado das estradas e sinalização do concelho de Arganil;
   - Apoio Social e bem estar animal;
   - Complexo de Arte Rupestre ao ar livre na Freguesia de Piódão
   - Documento de Prestação de Contas. 

 A bancada do PSD quis louvar a intervenção do executivo autárquico através de intervenções seguidistas e sem qualquer espírito crítico. Apenas a intervenção do Presidente da Junta de Freguesia de São Martinho da Cortiça se diferenciou das demais ao fazer uma proposta de elaboração de uma moção de consenso acerca do encerramento do Serviço de Finanças de Arganil, assunto em que o Partido Socialista já tinha anteriormente marcado a sua posição.
Esta Assembleia Municipal fica definitivamente marcada pelo voto contra do Partido Socialista às Contas de 2013 do Município, onde a taxa de execução das Grandes Opções do Plano é muito reduzida, não chegando aos 50%. Isto significa, muito simplesmente, que o executivo falhou, e em grande medida, os seus objectivos. 


Constatamos que a comunicação social continua a não cumprir a sua missão: a de informar com imparcialidade os seus leitores. O Partido Socialista volta a marcar a agenda política local colocando questões pertinentes, apresentando posições, com o firme e inabalável intuito de continuar a defender o concelho de Arganil e os seus Munícipes. 


Para consulta, as intervenções dos membros da Assembleia Municipal do Partido Socialista de Arganil: