sexta-feira, 27 de setembro de 2013

INTERVENÇÃO MIGUEL VENTURA NO COMÍCIO ENCERRAMENTO DO PS ARGANIL


Caras Amigas e Caros Amigos,

Neste culminar da campanha eleitoral cumpre-me antes de mais, sublinhar uma palavra de profundo agradecimento e reconhecimento a todos e todas que ajudaram a fazer desta, uma memorável campanha para o Partido Socialista de Arganil.

Apresento-me hoje diante vós, como um Homem FELIZ.

Feliz e orgulhoso por dar a cara por um conjunto vasto de homens e mulheres, de cidadãos livres, que insistindo aldeia-a-aldeia, porta-a-porta, cara-a-cara, de peito aberto e cabeça erguida, pelo esclarecimento honesto e franco da população, prestaram um grande serviço à Democracia, dignificando o sentido colectivo e de proximidade da Política Local.

A acção firme, determinada e solidária, que serviu de mote à campanha do Partido Socialista, resultou num acolhimento sempre em crescendo por parte da população e culmina hoje com esta bela sala cheia de esperança e confiança que a VITÓRIA do Partido Socialista trará a Mudança que os Arganilenses desejam para o seu Concelho.

Sinto hoje, mais do que nunca esta vontade incontornável de MUDANÇA.
Da Ponte da Mucela à Foz de Égua, transparece nos rostos dos Homens e Mulheres a urgência e a oportunidade de virar a página.

Ouvi os anseios, os medos e os lamentos.
Mas ouvi também a ESPERANÇA.

A esperança, a força e a resistência da Nossa Gente. A Certeza demonstrada de que É PRECISO FAZER MELHOR, FAZER DIFERENTE, FAZER BEM.

E a Vontade expressa, que nos responsabiliza, de que seja o Partido Socialista a conduzir os destinos do concelho, num novo ciclo.

O caminho que propomos para os próximos anos, não inclui promessas vãs, obras faraónicas ou facilidades que o momento do País não vislumbra.

O caminho que propomos é construído sobre uma base Humanista e Solidária, fundado na proximidade com as Pessoas e com o Território que elas habitam.

Conhecemos os seus problemas e as suas potencialidades;
Conhecemos as necessidades mais prementes e onde e quando é fundamental intervir.
Conhecemos, melhor que ninguém, como fazer melhor, aproveitando as oportunidades de investir o dinheiro público de forma sustentada, equilibrada e equitativa.

O caminho que propomos assenta na definição participada da estratégia para o concelho de Arganil. 

Dignificar e promover a participação pública na gestão autárquica resulta no reforço da identificação das pessoas com as soluções dos seus problemas e no aumento da confiança nos projetos de futuro.

Por isso, durante a campanha desafiámos os habitantes do concelho de Arganil, a apostar na Mudança.
Não uma simples Mudança de caras e de protagonistas.

Queremos fazer diferente.
Queremos criar as condições para que possamos todos viver num território atraente, diferenciador e inclusivo. Onde seja possível ter a oportunidade de ousar sonhar um futuro.

Para que isso aconteça temos de mudar.

Temos de deixar para trás oito longos anos de gestão errática, sem visão e sem chama.
Oito longos anos de gestão do PSD em que o único parâmetro regional de lideramos, é do número de pessoas que abandonaram o concelho;
Oito longos anos que souberam a oportunidade perdida, com o concelho a marcar passo ao nível da atractividade ao investimento;
Oito longos anos de gestão incompetente em termos estratégicos, incapaz de concluir o plano diretor municipal e com isso dar novo rumo ao investimento privado e público e à valorização do Território.
Oito longos anos em que a prática política de gestão de interesses, de pressões e do medo se sobrepôs à promoção da cidadania, da maturidade democrática e do respeito pela diferença.

Queremos fazer diferente. SABEMOS Fazer Melhor e VAMOS FAZER BEM.

Meus caros amigos e caras amigas

Este é o momento mágico em que juntamos as nossas vontades, crenças, aspirações e determinações, numa recarga de alento e entusiasmo para as importantes tarefas que temos em mãos.

Nada acaba hoje.

Domingo começa um novo ciclo.

E no que me diz respeito e para quem me acompanha nas listas do Partido Socialista, não hesitamos um instante em definir este, como o caminho mais nobre e importante das nossas vidas.

O concelho de Arganil não é cativo de qualquer partido, facção ou pessoa. O concelho de Arganil é dos Arganilenses, de beirões “inculcados no instinto e na razão de um sentido social lato e actuante”, como definiu Miguel Torga. 

E é neles que acreditamos, na sua sábia intuição e escrutínio, para confirmar nas urnas de Domingo, o sentimento que nos encheu a alma durante a campanha e que nos transborda o entusiasmo para que em conjunto possamos construir um concelho de Arganil melhor.

Viva o concelho de Arganil

Viva o PS

MIGUEL VENTURA